quarta-feira, 15 de junho de 2011

Minha mae

Aproveite para falar com o seu idoso como nunca antes. Em algum nível ele consegue ouvir e entender, o que se tornará evidente nos períodos de lucidez que irão acontecer. Diga a ele que o ama e que se lembra de bons tempos que compartilharam.
Leia em voz alta a Bíblia ou outro livro favorito. Cante canções antigas e conhecidas.

Tragapresentes  e coloque-as onde possam ser vistos 

Massageie levemente as mãos e os pés do seu idoso.
Ofereça o toque e contato humanos. Sente-se ao lado da cama, segure a mão da pessoa e fale com ela . A audição pode ser o último sentido a ser perdido. 
a roupa dos outros colocada em mim me entristece
. as fraldas que vez em quando me incomodam e me deixam envergonhada;
. gostaria, às vezes, de caminhar para espairecer e ver a natureza;
. receber uma palavrinha me faz lembrar que sou gente;
. receber visitas me diz que ainda pertence;
. receber um abraço e um beijo me diz que alguém ainda tem afeto por mim;
. a falta de sono não é proposital, nem intencional;
. a falta de interesse está além do meu controle;
. minha falta de jeito é inexplicável para mim mesma;
. o esquecimento me deixa traumatizada;
. tenho dores que às vezes não posso contar;
. nem sempre o que me fazem fazer é o que eu gostaria de estar fazendo;
. meu olhar vago não reflete o que sinto;

. se não te digo que valorizo sua dedicação e seu amor é porque a ponte se partiu e perdi o caminho que me levaria a compartilhar meus sentimentos com você
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário